É verdade que existem todo o tipo de quartos distintos, mas muitos partilham alguns detalhes em comum. Por exemplo, independentemente do tipo de decoração que dispores, certamente que haverá uma cama no quarto pelo menos.
É sobre esse tipo de detalhes que vamos falar na continuação. Detalharemos alguns fatores que os quartos podem / poderão ter em comum para que consigas desta forma criar uma boa harmonia com os elementos certos com dicas muito fáceis de aplicar.
E começamos já pela cama, já que nenhum quarto dispensa uma cama. Normalmente pensa-se apenas no seu tamanho e estilo, mas não é só isso que importa. Também é importante ter em atenção a posição da cama no quaro. E isso depende do espaço que tiveres.
Se tiveres muito espaço no teu quarto, a cama pode ser colocada aonde entenderes, no entanto se for um quarto bem mais pequeno, aí já terás de ver onde é que fica em perfeita harmonia juntamente com os móveis.
Falando agora sim do tamanho das camas, estas podem adotar variadíssimos tamanhos e estilos. Desde tradicionais a King Size, de cama de solteiro a beliche, tudo depende de quem dorme no quarto e das suas necessidades.
Uma pessoa que durma sozinha provavelmente fica bem com uma cama de solteiro, como é o caso dos adolescentes, no entanto enquanto casal pelo menos uma cama de casal deve-se ter. Tendo isso em conta, encontrarás a cama certa.
Logo ao lado das camas ficam as mesas-de-cabeceira. Uma ou duas, é muito importante que as mesas-de-cabeceira disponham do mesmo estilo que a cama. Além disso, em termos práticos estas devem oferecer uma boa capacidade de armazenamento e permitirem na sua superfície pelo menos um candeeiro de mesa.
Há muitos estilos que não permitem esta área no quarto, mas uma pequena zona de trabalho é sempre positivo tanto para estudantes como também para quem costuma trazer trabalho para casa.
Uma pequena secretária com espaço suficiente para se poder ler ou escrever é já o suficiente. Não é necessário ocupar metade do quarto, um pequeno canto onde possamos estar concentrados é o ideal.
E por falar em ler coisas, algo que temos na sala e que podemos também trazer para o quarto é um canto de leitura. Uma bela poltrona ou espreguiçadeira não só nos permite relaxar no quarto como ainda podemos ler um livro ou fazer qualquer outra coisa relacionada com lazer.
Os guarda-roupas têm uma grande importância já que é ela que guardamos toda a nossa roupa, mas não é o único sítio possível. De qualquer das formas, caso tenhamos um, devemos colocá-lo sempre que possível num canto o quarto para que não sufoque demasiado um espaço. Além disso, a própria roupa deve estar devidamente arrumada dentro dele para que encontremos tudo o que precisamos com facilidade.
Para finalizar voltando um pouco atrás, prateleiras ou estantes? As estantes oferecem uma solução mais prática e encaixa-se bem em qualquer quarto desde que tenhamos espaço suficiente para ela, enquanto as prateleiras são uma solução mais decorativa, mas permitem poupar imenso espaço.