Decorar um quarto pequeno não é uma tarefa assim tão difícil como parece. Obviamente que não podemos enfiar tudo o que um quarto grande dispõe para dentro deste quarto, mas em termos de móveis não temos de abdicar deles. Devemos sim é prestar atenção a certos detalhes para conseguir aproveitar o máximo de espaço possível.
Antes de mais, façamos um teste mental. Imaginemos o nosso quarto todo desarrumado: cama mesmo no meio do espaço, mesas-de-cabeceira espalhadas sem qualquer propósito, tudo o que é roupa pelo chão, uma cómoda quase a impossibilitar que alguém entre ou saia… sufocante, não achas? Mas isso seria o teu quarto exatamente com as mesmas coisas que dispõe neste momento, só que com uma organização inapropriada.
O que vamos fazer neste artigo é dar alguns truques que poderás aplicar no teu quarto pequeno de forma a conseguir ganhar mais espaço e dispor de uma menor sensação de sufoco.
Uma forma de ganhar algum espaço extra é adquirir móveis à medida do espaço. Se não usamos totalmente o espaço de armazenamento de uma cómoda, optar por uma mais pequena cumpre o mesmo objetivo e ainda poupamos um pouco de espaço.
Se possível, adquirir móveis à medida do quarto é o ideal, mas também é possível encontrar tanta seleção que certamente que irás encontrar os móveis perfeitos.
Usar-se espelhos para aumentar visual um espaço é também um truque muito popular em qualquer tipo de decoração. Decora e aumenta o espaço visual, no entanto não podemos usar estes elementos em excesso.
Outra opção útil e prática para os móveis é dispor de portas de correr em cómodas e guarda-roupa, por exemplo. Desta forma não havendo portas para abrir, é mais fácil o seu uso e não há problemas em a porta bater em algum obstáculo.
Podes também usar ou papel de parede ou cores claras para conseguir fazer com que as paredes não apertem o espaço. Padrões demasiado construtivos irão encher negativamente o ambiente.
Se não dás grande uso às cómodas, podes sempre optar por uma cama com uma armação preparada para fazer as vezes de cómoda também.
Para finalizar, uma boa arrumação é os 50% que faltam para poupar e ganhar espaço. Como vimos no exercício mental, um quarto desarrumado cria demasiadas barreiras e sombras, encurtando em muito o espaço.