Algo que devemos planear quando ele ainda está na barriga é o quarto do bebé, e nem sempre acertamos no quarto certo, pois estes apresentam algumas diferenças quando comparados com outros tipos de quartos.
Uma das principais diferenças é que quem vai lá dormir não consegue dar a sua opinião sobre que cores, padrões, acessórios e móveis é que gostaria de ver no seu quarto, e por isso temos de ser nós a decidir todos estes fatores.
Por esse motivo nós vamos falar sobre alguns fatores a ter em conta na criação de um quarto de bebé, para que não erres em nenhum ponto. É extremamente importante que o bebé se sinta bem depois de começar a lá dormir.
E vamos já falar do ponto mais importante do quarto de um bebé: as cores. Que as cores transmitem sensações diferentes isso já sabemos, pelo que se queremos que o nosso bebé descanse bem e goste de estar no quarto, é necessário haver uma boa harmonia e escolha de cores.
Com isto em mente, para não criar um ambiente demasiado pesado para o bebé devemos optar pelas cores pastel. São tons doces o suficiente para serem agradáveis, até para nós adultos, de lá estarmos.
O que se faz normalmente, é decorar com azul se for menino, rosa se for menina, mas há muitas mais cores que podemos utilizar num quarto de bebé como um verde ou um amarelo, mas sempre na sua variante de pastel para ter uma influência subtil.
Passamos de seguidos para os móveis do quarto de um bebé. Não precisamos de encher o quarto de móveis por essa altura, mas pelo menos três são obrigatórios: um berço, uma mesa que permita que mudes a fralda do bebé e uma cómoda para armazenar roupas e tudo o que precisas de ter à mão.
Felizmente em termos de móveis para quartos para bebés temos imensa variedade em todo o tipo de cores diferentes. Não é só o comum ferro e madeira nos seus tons originais, pelo que é fácil adquirir móveis cujas cores combinem na perfeição com o ambiente que queres dar ao quarto.
Alguns padrões infantis também são aptos para estes quartos, tanto nas paredes como nos móveis. Esses padrões infantis vão tornar o quarto ainda mais agradáveis para eles.
Os próprios acessórios decorativos podem e devem ser igualmente infantis. Os brinquedos são uma boa forma de decorar o quarto de um bebé, e ele irá entreter-se durante muito tempo com estes brinquedos que também serve para decorar este espaço.
Como vês, não é assim muito difícil criar um quarto para bebés, mas há certas regras que devemos seguir se queremos dispor de um bom quarto. Não precisamos de um grande espaço, apenas o suficiente para se ter os móveis que se precisam e alguma mobilidade.