Se tens um quarto em casa que pouco ou nenhum uso lhe dás exceto como dispensa, então uma boa ideia é transformá-lo num verdadeiro quarto de hóspedes onde as tuas visitas poderão dormir quando decidem passar mais do que uma tarde contigo.
Mas a grande dúvida que se coloca a quem não tem um quarto ou até mesmo a quem já tem é como ter um bom quarto de hóspedes. Não basta enfiar uma cama, uma mesa-de-cabeceira e já está um quarto feito. Devemos dedicar-nos tanto a conseguir um bom quarto de hóspedes como se fosse o nosso próprio quarto.
Sendo este o tipo de quarto que é, é preferível algo simples a algo pomposo. Não vale a pena criar um quarto de luxo digno de um hotel de 5 estrelas, principalmente se este for usado muitas poucas vezes. Até porque a qualquer momento podemos precisar de uma divisão que se dê pouco uso para transformá-la em algo que precisamos como um escritório, pelo que é de todo o nosso interesse que seja um quarto simples (mas não em demasia).
Podemos dar um pouco de vida a este quarto através de alguns elementos decorativos, desde quadros e outros adornos que permitem embelezar o espaço sem criar um estilo específico.
Podemos recorrer um pouco à nossa imaginação e criar uma tendência. Assim não ficamos com um quarto enraizado com um estilo específico, mas sim com uma tendência que pode ser mudada com bastante facilidade e sem grandes custos associados.
Não devemos colocar lá demasiados objetos pessoais. Não é por ter medo que alguém nos roube algo, nada disso. Se houver demasiados elementos pessoais, como fotografias de família ou até a própria roupa, então o hóspede vai sentir-se que está a dormir no quarto de outra pessoa e não num quarto sem dono em específico.
O conformo deve ser o máximo possível. Essa é uma obrigação. Uma forma de veres se o teu quarto de hóspedes é cómodo ou não é em dormir lá pelo menos uma vez. Se te sentires bem, quase de certeza que os teus hóspedes também.
Devemos de dispor para os nossos convidados alguns objetos e acessórios para que estejam mais à vontade. Falamos, claro, de almofadas, toalhas, cobertores a mais, espelhos, etc. Desta forma não teremos de andar a correr pela casa à procura de uma toalha extra, já que estará já tudo pronto para a sua chegada.
Estas são algumas dicas a ter em conta na altura de decorar-se ou criar-se um quarto de hóspedes. Por muito bem que recebas alguém, se ela não gostar do quarto, a experiência será sempre negativa, portanto não te descuides no teu quarto de visitas.