A falta de espaço não tem de ser um grande problema se tiveres bons acessórios de armazenamento no teu quarto. Para ajudar-te preparámos uma selecção de elementos que não podem falta no teu quarto pequeno.
Não obstante a ideia principal dos acessórios que te apresentam é que o teu quarto continue a ser um lugar de descanso. Isto quer dizer que as coisas que armazenemos ficarão escondidas da vista simples para que o espaço ano seja sufocante. Optimizar o espaço sem que se note é o objectivo que procuramos alcançar.
Começaremos por falar das cabeceiras da cama. O normal em pensar nestes complementos é fazê-lo apenas no seu lado estético, mas funcionalmente também podem ser úteis. E é que existem cabeceiras que nos permitem armazenar objectos como livros ou pequenos elementos nos seus interiores. Existem cabeceiras com estantes nos seus extremos escondidas a simples vista ou inclusive com pequenas gavetas. Todos os tesouros que geralmente temos perto da cama podem ir para este espaço.
A parte inferior da cama deve ser um dos espaços que mais optimizes já que estamos a falar de um espaço muito amplo que de outra forma se perde por completo. A solução mais económica é usar caixas de armazenamento (se for com rodas melhor para poder tirá-las e colocá-las com comodidade). Mas se queres dar um toque actual ao teu quarto podes optar por duas soluções:
Adquirir uma cama com gavetas para poder guardar nelas o que queremos e abri-las sempre que o necessitemos ou uma cama cofre que se possa levantar e que nos deixe todo o espaço inferior da cama para guardar o que quisermos. Ambas as soluções a nível de espaço útil nos oferecem quase o mesmo e a nível de preço são móveis baratos.
A principal diferença é a comodidade, já que as gavetas são mais simples de abrir e utilizar mas esteticamente as camas cofre (também chamadas camas ninho) são mais espectaculares, como poderás comprovar com a cama Tremplin, cama que certamente poderás ver na imagem superior.
Por último, tenta optimizar ao máximo todos e cada um dos metros possíveis. Muitas vezes perdemos o espaço dos cantos, mas há soluções para fazer frente a esta problemática. Uma boa opção é criar móveis à medida para aproveitar todo o espaço a 100%.
Há uma tendência de pensamento que crê que os móveis à medida são caras, mas não é assim. Para além disso o possível desembolso extra que podemos fazer compensa-se graças aos metros úteis que ganhamos.